" Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor ao poder, o mundo conhecerá a paz!" SRI CHIMNOY GHOSE

domingo, 25 de novembro de 2012

Massa com almôndegas e bolo mágico

Ontem foi um dia mais que especial! Tive a casa cheia, bem como gosto!!
Pra receber meus queridíssimos amigos nada melhor que um almoço caprichado e delicioso, não é mesmo!? Daí veio a idéia de fazer um macarrão integral com almôndegas tapadas no molho!!
  Pra fazer as almôndegas, eu usei a receita dos croquetinhos que está AQUI, só que dessa vez não tinha mostarda - não coloquei - nem farinha de rosca..então fiz as bolinhas de almôndegas e empanei com farinha de milho..!!
Fritei as almôndegas e reservei.. fiz um molho separado com cebola, alho, azeite, molho de tomate - bem pouquinho -, orégano, salsinha, cominho, pimenta do reino e shoyo! Fiz bastaaante molho e coloquei as almôndegas ali.
Cozinhei a massa integral com óleo e sal e tchanaaamm!! Prato delícia pronto!


Além disso, para a tarde eu fiz um bolo.. como sabem, estava tendo certas dificuldades pra fazer um bolo vegano delicioso, mas o bolo de ontem me renovou!! Bolo trunfo! Fofinho, lindo, alto e delicioso!!
Chama BOLO MÁGICO, porque realmente parece que vai dar errado.. hahaha mas é espetacular.. não deixem de fazer... (Receita tirada do grupo RECEITAS VEGANAS no facebook)

Ingredientes do bolo mágico: 
2 copos de farinha de trigo
1 colh sobr fermento em pó
1/2 colh café de sal
3 colh sopa de achocolatado em pó
1 copo de açucar
3 colh sopa de creme vegetal
1 copo de leite vegetal

Para a calda:
1 1/2 copo de água
1 1/2 copo de açucar
4 colh sopa de achocolatado

Modo de preparo:
Bata o açucar com o creme vegetal - eu não tenho batedeira então misturei na mão mesmo, até ficar bem homogêneo- . Acrescente os ingredientes secos peneirados, alternando com o leite - eu não alternei nada.. cloquei os secos e depois o leite e mexi bem - . Despeje a massa em forma untada e reserve.
*neste momento eu estava achando a massa completamente espessa... achei que não ia dar certo! mas resolvi dar um voto de confiança!

Numa panela, misture bem os ingredientes da calda e leve ao fogo. Quando levantar fervura, tire do fogo e derrame devagar sobre a massa do bolo.
*a calda ficou uma água pura.. novamente achei que ia dar m****... 
Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme depois de frio. Ele já sai do forno com a cobertura pronta.

Bom pessoal, enquanto eu fazia o bolo pensava que estava tudo muito estranho, mas de verdade FAÇAM! a calda 'aguada' quebra a massa 'espessa' e conforme vamos jogando por cima da massa ainda crua, ela já vai descendo..!!
O bolo fica alto, fofinho e delicioso! além disso a cobertura fica espetacular! Parece que tem leite condensado! FAÇAM! -ah.. eu não esperei esfriar totalmente não.. tirei da forma com ele morninho! A ansiedade de todos não deixou! hahaha
Este eu não tenho foto porque não deu tempo!! ahahah entre 4  pessoas comemos o bolo todo! Ficou relamente uma delícia!!!

Espero que gostem! Até pessoal!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

escondidinho veg!

Boa noiteee!!

Venho hoje com uma receitinha nova, maravilhosa e suuper nutritiva que serviu de minha janta hoje e será o almoço delicioso de amanhã!

Cheguei em casa do trabalho e já comecei a pensar no que fazer.. abri a geladeira e vi que tinha um pedaço de abóbora de pescoço que tava me olhando.. era ela mesmo!

Mas abóbora com o quê...?

Fui à caça de receitas na net.. nada me convenceu.. não passava de purê, sopinha, mi mi mi...

Queria algo com sustância! E que matasse minha enorme fome! Pronto, vamos inventar!!!

Comecei lavando e tirando a casca da abóbora e colocando pra cozinhar.. enquanto isso preparava um guisadinho de soja muuito temperadinho (cebola, alho, orégano, salsinha, pimenta cambuci, um pouquinho de molho de tomate, shoyo, AZEITONA e louro).. além disso, tinha um pouco de grão de bico cozido e um resíduo do suco de cenoura que eu tinha feito, e ambos foram para o molho!! Só deixar dar aquela pegadinha no fundo pra ficar mais gostoso ainda e nhaaammmm!!!!!!!

Quando a abóbora ficou pronta, amassei ela com um pouquinho da própria água do cozimento, um pouquihno de azeite, sal e farinha de aveia - na verdade aveia em flocos passada no liquidificador pra ficarem os pedacinhos! - estava pronto pra fazer o escondidinho, não fosse o fato de ter pouca abóbora...

e agora? só dava pra uma camada! o que colocar na outra!? Claro! A quinoa que eu tinha deixado pronta ontem à noite!

Feito!

Forma untada com um pouquinho de óleo, caminha de quinoa, guisadinho, purê de abóbora, tudo isso polvilhado com farinha de milho e gergelins!!!


aiinn! Ficou uma delícia!

Cozinhei vagem e cenoura pra acompanhar, couve refogadinha de ontem e voilá!!!



Ainda sobrou um pouquinho de guisado que juntei com a couve!! Outra opção ainda por cima!!! ;-)

Eu fico com água na boca denovo só de olhar as fotos! haha

OBS1: eu coloquei no forno um pouquinho pra dourar...
OBS2: 'guisado' é carne moída no RS.. mas como as receitas daqui são VEGETARIANAS, o 'guisado' a que me refiro é de soja! O nome é costume mesmo.. ;-)

Até pessoal!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

SEM PALAVRAS

Eu estou simplismente sem palavras para descrever o que foi o meu almoço de hoje...
Sério..

Divino? Esplêndido? Delicioso? MAravilhoso?
Nada disso vai expressar tamanha satisfação deste prato!!

Não preciso nem dizer que SUUUPER recomendo fazerem, e que de jeito nenhum VIVAM sem experimentá-lo um dia!! aiiinnn que delícia!

...

Estava eu procurando receitas natalinas, e vi no site do cantinhovegetariano a receita chamada SEITAN AO FORNO... cuja versão original é ESTA! - que de cara me chamou muito a atenção!

Fiz, gamei, apaixonei, e sem dúvida ela fará parte da minha ceia natalina! (estou em processo de convencimento da casa de me deixarem preparar uma ceia totalmente vegana neste natal huhuhu - torçam por mim!!)

Basicamente seitan com batatas douradinhas, com um molho mega temperado e deliciosooo.. aain =p~~~  

A foto nem ficou tão boa assim, porque a cara e o cheiro estavam tão deliciosos que eu queria mais era me atracar naquele pratão!! hahahah

Aí vai!!!




Beijocas!!!

domingo, 18 de novembro de 2012

Aprendendo veganísses...

Hoje me aventurei na cozinha vegana novamente..
semana passada tinha feito um bolo de limão que tinha solado..
deu uma decepcionadinha, mas enfim.. faz parte do aprendizado..

Pois hoje fui fazer um assado de resíduo de leite vegetal, que era pra ficar em formato de rocambole.. quando coloquei na forma até ficou... mas depois que tirei o papel alumínio, tinha virado um kibão.. ocupou a forma toda.. não sei o que deu errado dessa vez.. :-(


foto de quando ainda estava  bem....
Ficou super saboroso porque temperei bem, mas a textura ficou de um mingauzão mais grosso... ainn.. que coisa! :-(
- detalhe pra forma ali atrás na foto abaixo que está tapada de 'rocambole' -


foto de quando pronto.. bonito e saboroso, mas estranho...
Daí parti pra não desistência dos bolos.. fiz este bolo de cenoura...

até que ficou melhor que o de limão,  não solou como aquele, mas em compensação tá longe ainda de ser um bolo com ovos e leite... =o/ não ficou tão saboroso e nem fofinho... (esse até que ficou bonito, mas acabei nem tirando foto..)

Que frustração! Credo! 

mas eu não vou desistir.. se alguém tiver dicas de forno vegano pra mim POR FAVOOORRR, HELP- MEEEE!!!!!!! hahahaha

Até a próxima pessoal!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

coziNHAAAMMMdo..!

Ultimamente ando com uma vontade louca de cozinhar... estou pesquisando sobre veganísses e querendo colocar tudo em prática.. quero inventar, fazer, acontecer e mostrar pra todo mundo que é SUUPER possível ser veg e se super alimentar!
Pra acalmar um pouco minha tara de cozinha, vou começar a escrever por aqui, postar fotos e deixar vocês todos babando o teclado! hahaha

Dessa vez foi uma massinha integral combinada perfeitamente  com um molho a base se grão de bico e shitake, que ficou simplismente ESTUPENDO!

Mais uma vez cebola bem picadinha, alho, 4 vagens picadas beeeeem fininhas, (pra dar uma esverdiadinha linda), shitake, shoyo - muito pouco -, uma lata de grão de bico com um pouco da aguinha deliciosa da conserva, um bafinho nisso tudo, abobrinha em quadradinhos e tomate pra avermelhar! (sem sementes porque não queria molho dessa vez...

Pronto! Macarrão integral al dente, porque o objetivo era tudo tenrinho.. nada de se esfarelar na boca! e então...

babem......!!!!! ^^



domingo, 11 de novembro de 2012

Receitinha de domingo!

Boa tarde pessoal!!!

Resolvi postar essa receitinha aqui porque era pra ser simples, e acabou ficando DI-VI-NO!

Bom, eu tirei os 4 sisos há menos de 2 semanas atrás, então como devem imaginar, eu não podia comer naaadaaaa.., pois hoje, não aguentando mais sopinhas e coisas que se esfarelavam na boca, eu resolvi dar umas mastigadinhas! :) então, lá vai:

O QUE USEI:

- 1 abobrinha cortada em tiras bem fininhas, ao comprido
- 1 cebola picadíssima
- 2 dentes de alho
- pimenta cambuci (usei 5)
- pimentão vermelho (usei um pedaço só)
- 1 cenoura média ralada em ralo fininho
- temperos em geral (usei cominho, pimenta do reino, manjericão fresco e salsinha)

Bueno, comecei refogando no azeite a cebola e o alho até ficarem levemente douradinhos.. coloquei o pimentão e a pimenta cambuci (acho deliciosa porque é um pouco mais forte que pimentão, mas não tem aquela ardência louca..) -- ambos cortados em tirinhas bem fininhas, daí dei mais uma refogadinha..
depois coloquei a cenoura ralada, umas 2 colh. sopa de shoyo, os temperos e um pouquinho de óleo de gergelim pra dar uma aromatizada, e deixei em fogo baixo pra dar uma cozinhada de leve. Pronto! - ah, coloquei uma fatia de tofu amassado com garfo também..

A idéia inicial era de fazer rolinhos de abobrinha recheados com essa misturinha, mas como minhas fatias ficaram muuuuito fininhas, acabou não dando certo pra enrolar, daí acabei por fazer estilo lasanha, alternando camadas de abobrinha e "molho maravilha"! Por fim salpiquei gergelim, e pimba no forno  -- coisa de 10 minutos, talvez nem isso!

óouumm.. ficou um escândalo! Ainda mais acompanhado de um suquinho de morango natural, feitinho na hora! Delícia!

Acho que ficaria super bem um arrozinho junto, até porque a abobrinha solta água no forno, e fica um caldinho espetacular pra molhar o arroz! hohoho

Segue uma fotim pra vocês babarem!!!

Rápido, fácil, barato e uma delícia!

Tomara que gostem! Super recomendo!!!!