" Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor ao poder, o mundo conhecerá a paz!" SRI CHIMNOY GHOSE

domingo, 23 de março de 2014

Pão sem sova fofinho (vegan)

Gente do céu! Eu adoro pão feito em casa, mas o que me deixa triste é a demora em fazê-lo... sova sova sova, descansa muito, sova de novo, descansa mais um pouco... 5h pra fazer um pão...
Nessas, comecei a pensar, se para bolo a massa fica molenga, seca e fica macio, porque o pão não pode ser assim!? hahaha -- me desculpem quem entende muito de pães e culinária, mas eu sou eterna aprendiz e enxerida.. vou imaginando e testando.. haha

Bom, foi assim que surgiu esse pão que precisa de não mais que 30-40 minutos para estar no forno! Ainda dá tempo de fazer hoje e ser feliz com um pão mais que fofinho!

INGREDIENTES:
- 3 colh. s linhaça
- 9 colh. s. água
- 1/2 cubo de fermento biológico fresco (acho que pode colocar um inteiro também)
- 1 colh. s. açúcar
- 3 colh. s. óleo
- 1 xic. cheia de farinha de trigo branca
- 3/4 xic. farinha integral
- 1 xic. água morna
- 1 colh. c. sal

*coloquei como xic., mas usei caneca! :-)

Comece deixando a linhaça de molho nas 9 colh.s. água. Em uma bacia, coloque o fermento e o açúcar e com a ajuda de uma colher vá amassando pra agregar os dois (acontece uma mágica química linda e essa mistura vira uma pastinha líquida).Depois acrescenta o óleo, as farinhas, a linhaça hidratada e a água (a temperatura da água é aquela morna que a gente consegue colocar e deixar o dedo ali!). Mistura bem e por último acrescenta o sal, e a massa deve ficar parecida com a de um bolo, assim: (se ficar líquida de mais, coloque um pouco mais de farinha!)


Feito isso, tapei ele com um pano de prato e deixei descansando por mais ou menos 30 minutos..
Unta uma forma (de bolo inglês - a minha é um pouco maior) com óleo e farinha, e depois despeja a mistura lá! Eu salpiquei algumas linhaças também pra fazer frescurinha! (:

 Leva pro forno pré-aquecido em ~190-200° e só tira de lá depois que espetar um palito e ele sair limpinho (que nem bolo mesmo!).. 
Ficou com uma casquinha delícia e beeem fofinho por dentro!

Se fizerem comentem aqui pra gente, OK!?
Espero que gostem e GO VEGAN!!!! 

* Essa receita, como a grande maioria daqui do blog, são de minha autoria. Peço que se for utilizar ou repassar a receita, seja ético e cite a fonte. Não que eu dê muita importância a esse tipo de coisa, mas né, sejamos justos.. eu poderia não perder meu tempo testando e escrevendo as receitas aqui.. Obrigada pela compreensão de todos! GO VEGAN!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Brigadeiro de casca de melão (crudívoro)

Oi pessoal!

Hoje, comendo meu delicioso melão, achei aquela casca tão linda pra ir pro lixo... resolvi procurar receitas em que eu pudesse utilizá-las e em geral, encontrei doces com MUITO açúcar, e eu, que não sou muito chegada a doces DOCES cheguei a repunar só de olhar.. =P
Foi assim que surgiu a idéia dessa receita, e ficou muuuito gostosa, além de crua e ecológica, por aproveitar todo pedacinho da fruta!

INGREDIENTES:
- casca de 1/4 de melão (uma caneca beeem cheia);

- 8 tâmaras sem caroço demolhadas por 10 minutos;
- 10 ameixas sem caroço;
- 2 colh. s. da água da tâmara;
- 1 xic. de amendoim cru triturado (metade para a massa e metade para finalizar);

Primeiro vamos processar a casca do melão o máximo que conseguirmos. Depois dessa foto eu processei mais ainda!
Daí é só juntar as tâmaras com as 2 colh. s. da água e as ameixas. Depois de pronto, passar pra outro refratário e misturar a meia xícara de amendoim triturado (precisa ficar no ponto pra fazer bolinhas.. se necessário acrescente um pouco mais.)
Depois é só enrolar e passar na meia xícara de amendoim restante! Voilá!


Esses "brigadeiros" são uma explosão de sabores e texturas.. ficaram doces no ponto, e essa receita rendeu 18 dos grandões!
Se testarem comentem aqui hein! Espero que gostem! :-)

* Essa receita, como a grande maioria daqui do blog, são de minha autoria. Peço que se for utilizar ou repassar a receita, seja ético e cite a fonte. Não que eu dê muita importância a esse tipo de coisa, mas né, sejamos justos.. eu poderia não perder meu tempo testando e escrevendo as receitas aqui.. Obrigada pela compreensão de todos! GO VEGAN!

terça-feira, 18 de março de 2014

Jaca escabelada (risoto da mãe)

Gente do céu... COMO na minha vida de vegetariana (8 anos) eu NUNCA tinha comido isso?!?

É simples: não vivo mais sem!!!!


Carne de jaca é amor, é vida, é paixão pura, é lembrança da infância, é ter mil comidas diferentes com uma só jaca..... ai ai


Estava a hoooooras procurando a tal da jaca, mas não encontrava jaca verde pra vender, e no meião de SP, não encontrava nem uma mísera jaqueira.. até que... encontreeeii!!!!!

Olha eu catando jaca que coisa mais rica!

E foi com ela, essa lindeza pura e melequenta da natureza, que eu fiz esse prato maravilhoso dos céus!
Custei um pouco a me animar, porque ando meio borocoxô ultimamente e nem cozinhar ando querendo, mas para dar um chega pra lá na inhaca, comecei com os dois pés direitos!

Bom, se a jaca for pequeninha, cabe inteira na panela de pressão, e daí é só tapar ela de água e colocar no fogo. Depois de começar a chiar, ~20minutos e confere (espetando a faca) se a jaca já está macia..

IMPORTANTE: MELAR COM ÓLEO TUDO QUE A JACA FOR TER CONTATO.. UNTEI A FORMA, A FACA, AS MÃOS......... :-)

Se sim, é só tirar a casca e o miolo (que pelo que li dá pra fazer outras receitas também) e desfiar a parte que sobra! (ah, se as sementes forem grandes, é melhor separar também) E daí fica assim:


Dá pra fazer miiiil coisas com essa jaquinha, e dá pra fazer um molhão só e separar em potes, pra usar em diversos recheios e pratos!

Eu fiz tipo um risoto! (na verdade é uma "jaca escabelada") Olhem só os ingredientes:

INGREDIENTES:
- carne de uma jaquinha
- um pouco de óleo
- 5 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- um pedaço de pimentão picado
- molho de tomate
- azeitonas
- 1 colh. s. mostarda
- temperos (usei louro, orégano, pimenta do reino, shoyo, sal) 
- meia lata de milho
- meia lata de ervilha
- punhado de salsinha

Primeiro fritei o alho no óleo até dourar e depois acrescentei a cebola. Refoguei um pouco e juntei o pimentão. Acrescentei a jaca desfiada, temperei e coloquei o molho. Coloquei a mostarda e as azeitonas picadas e refoguei um pouco mais. Por último acrescentei o milho e a ervilha e a salsinha.

De todo esse molho, eu separei em 3 potes diferentes, pensando em fazer uma parte com 'creme de leite' (vegano, claro), outra parte com pastelão ou pastel com mandiokejo e outra parte com macarrão! (ideias borbulhando na cabeça haha) Enfim, dá pra variar bastante e rende muuito! Olhem que coisa linda ficou!!!

Uma delícia! Suuper recomendo!!

Espero que gostem, e até a próxima galera!

domingo, 16 de março de 2014

O que tem em uma despensa vegana????

Bom dia pessoal!

Muitas são as dúvidas sobre a alimentação de um vegano, e não são poucas as perguntas e piadas acerca disso, né!? Daí ontem fui na zona cerealista, aqui em SP, e daí veio a idéia de fazer esse post!


Repassem bastante, pra que a gente consiga informar e mostrar pra todo mundo (inclusive os chatos de plantão) que nos alimentamos muuuitoo, e até melhor que eles! :D

Vou começar com essa foto, que é um emaranhado de coisas, mostrando a variedade, que quase não cabe na mesa! Em seguida vou dizendo o que é cada coisa, e se por acaso alguém me falar de proteína, por favor.. se duvidar, na minha mesa tem muito mais proteína que na tua ; informe- se! :)

Olhem só que belezura isso tudo!!!!


Nessa foto tem de um tudo! Grãos de montão, arroz, macarrão, feijões, oleaginosas, frutas desidratadas, sucrilhos, granola, bacon vegetal, calabresa vegetal... ai ai.....


Massa gravatinha, penne tricolor, espaguete integral e sêmola (antes que digam alguma coisa, NENHUM deles contém ovos.. são todos de sêmola -- e NENHUM macarrão tem leite!). Além desses, o macarrão de arroz e de feijão verde também fazem parte da conta! Arroz parbolizado, branco e vermelho integral, feijão carioca, feijão preto, cevadinha em grão, trigo em grão, ervilha seca.........


Feijão bolinha, feijão roxo e roxinho, grão de bico, lentilhas, trigo para kibe, cevada e aveia em flocos, feijão azuki, girassol, gergelim branco e preto, linhaça marrom e dourada e chia......


Sucrilhos bolinha de açaí, sucrilhos de açúcar mascavo e banana, granola (SEM MEL) :)


Damasco, uva passa, ameixa e tâmaras.....


Amendoim, castanha de caju, do pará e amêndoas (para um lanchinho ou uma variedade de leites vegetais)......


Soja escura miúda e clara em tiras, bacon e calabresa vegetais :D


Algumas porcarias.. por que ninguém é de ferro.....mandiokejo (queijo vegetal espetacular no preparo de pizzas, lasanhas, recheios....), creme de "leite", "nutella" (melhor e mais barata do que a 'original'), chocolate kilão, chocolate em barra, ovinhos de amendoim, pão sueco, club social, paçoquinha, bananinha, pé de moleque e bala de "gelatina" (agar-agar).......


A propósito, grande achado! Este pão de mel é vegano, e ninguém desconfia!!! Muito amor!


Farinha integral, farinha de arroz, tapioca e massa de pizza!


Granulado e achocolatado veganos! 

E nem falei dos temperos né!? Cravo, canela, noz moscada, erva doce, tomilho, orégano, louro, manjericão, açafrão, páprica, pimenta calabresa, alho frito, alho com salsa, pimenta rosa, curry, alecrim, tempero baiano e azeite de dendê (isso porque meu óleo de gergelim torrado acabou.... )

Tudo isso, e nem vou entrar no mérito da minha geladeira, que moro sozinha, e as vezes acho que preciso de duas só pra mim!! hahaha
A variedade de grãos, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, farinhas, ............... é gigantesca, e a alimentação é deliciosa...
Não precisamos matar para viver.. não temos esse direito.. Podemos viver muito bem, saudáveis, e fazendo parte da natureza, e não achando que dominamos ela.. fazemos parte do todo.. essa é a maior recompensa! 

Vejam, que essa é a MINHA despensa... e ainda existe MUITA coisa que nem tá aí... macadâmia, avelã, soja em grão, de ervas finas, picanha, farinhas de amora, maracujá, ameixa, açaí..., mortadela vegetal, presunto, coxinha, bifes, linguiça, queijos, sorvetes, rondelle, massa de pastel e pastelão, requeijão, margarina vegetal (delícia canola, por exemplo), ruffles de CHURRASCO (entrei em contato com o SAC e a ruffles de churrasco NÃO É mais vegana.) , cebolitos, amanteigados da marilan, algumas bolachas recheadas também........ ih, acho que não páro mais de falar! 

E se depois disso, alguém ainda achar que vegano come mal.... bem... vou até me retirar, pois já estou atrasada pro Festival da Coxinha Vegana!!!! =D

Beijos e até a próxima galera!