" Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor ao poder, o mundo conhecerá a paz!" SRI CHIMNOY GHOSE

terça-feira, 18 de março de 2014

Jaca escabelada (risoto da mãe)

Gente do céu... COMO na minha vida de vegetariana (8 anos) eu NUNCA tinha comido isso?!?

É simples: não vivo mais sem!!!!


Carne de jaca é amor, é vida, é paixão pura, é lembrança da infância, é ter mil comidas diferentes com uma só jaca..... ai ai


Estava a hoooooras procurando a tal da jaca, mas não encontrava jaca verde pra vender, e no meião de SP, não encontrava nem uma mísera jaqueira.. até que... encontreeeii!!!!!

Olha eu catando jaca que coisa mais rica!

E foi com ela, essa lindeza pura e melequenta da natureza, que eu fiz esse prato maravilhoso dos céus!
Custei um pouco a me animar, porque ando meio borocoxô ultimamente e nem cozinhar ando querendo, mas para dar um chega pra lá na inhaca, comecei com os dois pés direitos!

Bom, se a jaca for pequeninha, cabe inteira na panela de pressão, e daí é só tapar ela de água e colocar no fogo. Depois de começar a chiar, ~20minutos e confere (espetando a faca) se a jaca já está macia..

IMPORTANTE: MELAR COM ÓLEO TUDO QUE A JACA FOR TER CONTATO.. UNTEI A FORMA, A FACA, AS MÃOS......... :-)

Se sim, é só tirar a casca e o miolo (que pelo que li dá pra fazer outras receitas também) e desfiar a parte que sobra! (ah, se as sementes forem grandes, é melhor separar também) E daí fica assim:


Dá pra fazer miiiil coisas com essa jaquinha, e dá pra fazer um molhão só e separar em potes, pra usar em diversos recheios e pratos!

Eu fiz tipo um risoto! (na verdade é uma "jaca escabelada") Olhem só os ingredientes:

INGREDIENTES:
- carne de uma jaquinha
- um pouco de óleo
- 5 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- um pedaço de pimentão picado
- molho de tomate
- azeitonas
- 1 colh. s. mostarda
- temperos (usei louro, orégano, pimenta do reino, shoyo, sal) 
- meia lata de milho
- meia lata de ervilha
- punhado de salsinha

Primeiro fritei o alho no óleo até dourar e depois acrescentei a cebola. Refoguei um pouco e juntei o pimentão. Acrescentei a jaca desfiada, temperei e coloquei o molho. Coloquei a mostarda e as azeitonas picadas e refoguei um pouco mais. Por último acrescentei o milho e a ervilha e a salsinha.

De todo esse molho, eu separei em 3 potes diferentes, pensando em fazer uma parte com 'creme de leite' (vegano, claro), outra parte com pastelão ou pastel com mandiokejo e outra parte com macarrão! (ideias borbulhando na cabeça haha) Enfim, dá pra variar bastante e rende muuito! Olhem que coisa linda ficou!!!

Uma delícia! Suuper recomendo!!

Espero que gostem, e até a próxima galera!

2 comentários:

  1. nossa que maravilha! to aprendendo um monte no seu blog querida! sabe que anteontem eu vi que tem uma jaqueira DO LADO de casa, com muitas jaquinhas verdes e eu fiquei pensando: "putz... se eu soubesse fazer aqueles pratos deliciosos com jaca verde..."

    e eis que estou à deriva nas internets e encontro seu blog!!! obrigado destino!!! hahahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ian! É tão bom ver comentários desse tipo!!! Parece que é verdade que o conteúdo chega nas pessoas, e ainda por cima agrada!! hahaha
      Muito obrigada!! :D

      Excluir