" Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor ao poder, o mundo conhecerá a paz!" SRI CHIMNOY GHOSE

domingo, 23 de março de 2014

Pão sem sova fofinho (vegan)

Gente do céu! Eu adoro pão feito em casa, mas o que me deixa triste é a demora em fazê-lo... sova sova sova, descansa muito, sova de novo, descansa mais um pouco... 5h pra fazer um pão...
Nessas, comecei a pensar, se para bolo a massa fica molenga, seca e fica macio, porque o pão não pode ser assim!? hahaha -- me desculpem quem entende muito de pães e culinária, mas eu sou eterna aprendiz e enxerida.. vou imaginando e testando.. haha

Bom, foi assim que surgiu esse pão que precisa de não mais que 30-40 minutos para estar no forno! Ainda dá tempo de fazer hoje e ser feliz com um pão mais que fofinho!

INGREDIENTES:
- 3 colh. s linhaça
- 9 colh. s. água
- 1/2 cubo de fermento biológico fresco (acho que pode colocar um inteiro também)
- 1 colh. s. açúcar
- 3 colh. s. óleo
- 1 xic. cheia de farinha de trigo branca
- 3/4 xic. farinha integral
- 1 xic. água morna
- 1 colh. c. sal

*coloquei como xic., mas usei caneca! :-)

Comece deixando a linhaça de molho nas 9 colh.s. água. Em uma bacia, coloque o fermento e o açúcar e com a ajuda de uma colher vá amassando pra agregar os dois (acontece uma mágica química linda e essa mistura vira uma pastinha líquida).Depois acrescenta o óleo, as farinhas, a linhaça hidratada e a água (a temperatura da água é aquela morna que a gente consegue colocar e deixar o dedo ali!). Mistura bem e por último acrescenta o sal, e a massa deve ficar parecida com a de um bolo, assim: (se ficar líquida de mais, coloque um pouco mais de farinha!)


Feito isso, tapei ele com um pano de prato e deixei descansando por mais ou menos 30 minutos..
Unta uma forma (de bolo inglês - a minha é um pouco maior) com óleo e farinha, e depois despeja a mistura lá! Eu salpiquei algumas linhaças também pra fazer frescurinha! (:

 Leva pro forno pré-aquecido em ~190-200° e só tira de lá depois que espetar um palito e ele sair limpinho (que nem bolo mesmo!).. 
Ficou com uma casquinha delícia e beeem fofinho por dentro!

Se fizerem comentem aqui pra gente, OK!?
Espero que gostem e GO VEGAN!!!! 

* Essa receita, como a grande maioria daqui do blog, são de minha autoria. Peço que se for utilizar ou repassar a receita, seja ético e cite a fonte. Não que eu dê muita importância a esse tipo de coisa, mas né, sejamos justos.. eu poderia não perder meu tempo testando e escrevendo as receitas aqui.. Obrigada pela compreensão de todos! GO VEGAN!

2 comentários:

  1. Oi Camila, eu fiz a tua receita e deu muito certo, porém eu fiz com gergilim ao invés de linhaça.
    Ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a receita!! ja fiz conforme a sua receita com fermento seco e acucar mascavo e ontem fiz com o fermento biologico mesmo e metade com farinha integral (esta ficou mais pesada)

    ResponderExcluir